terça-feira, 15 de abril de 2014

Lançamento de Questões Gramaticais - Página do Professor Carlos Nougué

Nota do blogue: É com grande alegria que divulgo mais essa conquista do amigo e professor Nougué. Parabéns e que Deus o ajude.

Lançamento de

Questões Gramaticais

Página do Professor

Carlos Nougué

 
Ver especialmente:

1) a Apresentação da página;

2) a Notícia biográfica;

3) o primeiro vídeo.

A prevenção mais desfavorável [...] é a daqueles que julgam que em gramática as definições inadequadas, as classificações malfeitas, os conceitos falsos carecem de inconveniente, desde que, por outro lado, se exponham com fidelidade as regras a que se conforma o bom uso. Eu creio, contudo, que essas duas coisas são inconciliáveis, que o uso não pode expor-se com exatidão e fidelidade senão analisando os princípios verdadeiros que o dirigem, porque uma lógica severa é indispensável requisito de todo e qualquer ensino.”
Andrés Bello

“O que um ensino gramatical rudimentar, combinado com a ação dos media, propicia nos dias de hoje no Brasil não é mais que uma trivial compreensão mútua de gaúchos e nortistas, porque de fato não só desaparece em geral a capacidade de escrita, mas a mesma capacidade de discurso articulado e profundo – o que infelizmente também se manifesta, e em ampla escala, em nosso próprio meio acadêmico. Pois o que por reflexo propicia mais cabalmente o bem falar é o ler bons autores e o bem escrever, tudo o que, por sua vez, não é propiciado senão pelo ensino não rudimentar da Gramática.”
Carlos Nougué