domingo, 5 de janeiro de 2014

Consagração a São José

Por Teodomiro Tadeu Viana Franco


Consagração a São José
Do venerável Boudon

Que se pode recitar em todos os dias de março

Eu me prostro em vossa presença, ó grande São José eu vos honro como o casto esposo da Mãe de Deus, o chefe da mais santa família que jamais houve, o pai nutrício de Jesus Cristo, o fiel depositário dos tesouros da Santíssima Trindade. Eu reverencio em vossa pessoa o escolhido de Deus Padre, que quis dividir convosco Sua autoridade sobre Seu Filho; o escolhido de Deus Filho, que quis depender de vós e dever aos trabalhos de vossas mãos Seu sustento; o escolhido do Espírito Santo, que quis vos confiar Sua Esposa querida e deu-vos por companhia. Felicito-vos pela bondade com que vós houvestes trazido em vossos braços Jesus Cristo, de apoiar em vosso peito, de abraçar amorosamente, de regar com vossas lágrimas durante as santas carícias vos tínheis muitas vezes tão favorecido por esse Menino Divino. Quem poderia compreender os tesouro de luz, de sabedoria e de graça que vós houvestes adquirido, e dos quais vós fostes como inundado nos trinta anos em que vós passastes entre Jesus e Maria?

Penetrado de respeito e amor a vista de vossa grandeza e santidade, ofereço-vos e vos consagro meu coração; junto de Jesus e Maria, vós sereis dele o mestre e o diretor. Eu vos olharei doravante como meu pai e protetor; dignai-me olhar como vosso filho. Fazei-me sentir os efeitos de vosso grande poder junto a Deus e vossa grande caridade para comigo; obtende-me uma sincera conversão e todas as graças que preciso para preencher seus adoráveis desígnios.

Obtende-me este espírito de recolhimento, esta vida interior, esta fidelidade a graça, esta união interior com Deus, esta profunda humildade de coração, esta perfeita conformidade a Sua pura e santa vontade, esta paciência nas adversidades, esta estima, este amor a cruz, este perfeito abandono a vontade do Senhor... sobretudo este amor ardente pela pessoa sagrada de Jesus Cristo e por Sua santa mãe que foram vossos caráter particular. Tomai sobre vossa proteção, ó Grande Santo, as almas interiores, sobretudo aquelas que, a vosso exemplo, ouvem e imitam a Jesus e Maria no seu retiro e no seu silêncio. Enfim, pelos privilégios de vossa honrosa morte nos braços de Jesus e Maria, obtende-me, ó grande santo, uma morte semelhante a vossa no devotamento perfeito de minha vontade a Jesus e Maria. Assim seja. 

Para obter graças, por intermédio de S. José, recite todos os dias, antes de deitar, as aspirações seguintes, enriquecidas cada uma com 100 dias de indulgências:

Jesus, Maria e José,
Dou-vos meu coração, meu espírito e minha vida!
Jesus, Maria e José,
Assisti em minha agonia!
Jesus, Maria e José,
Espire eu em paz em vossa companhia!

Ave José – Eu vos saúdo, José cheio de graça; Jesus e Maria estão convosco; sois bendito entre todos os homens; e seja bendito Jesus, o fruto de vossa Santa Esposa.

São José, Pai nutrício de Jesus, castíssimo Esposo da bem-aventurada Virgem Maria, mãe de Deus, rogai por nos pobres pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.