sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

UMA CARTA DE ELISABETE DA TRINDADE- CARMELITA DESCALÇA

Por um indigno escravo de Nosso Senhor


CARTA Nº 183.
CARTA ENVIADA À SR.TA FRANCISCA DE SOURDON
Deseja ensinar-lhe o segredo da felicidade: fixar o olhar em Deus. Exorta-a a construir para si uma cela interior e nela refugiar-se com simplicidade na oração.
CARMELO, NOITE DE QUINTA – FEIRA ( ? DE 1904)
JM+JT
Sim, minha querida, rezo por você e guardo-a em minha alma, junto ao Senhor, nesse pequeno e íntimo santuário  onde o encontro todas as hora do dia e da noite. Nunca estou sozinha. Meu Cristo está sempre ali, sempre orando em mim, e eu me uno à oração dele.
Minha Francisca, você me causa dó porque vejo perfeitamente que você se sente infeliz, mas lhe garanto que é somente por culpa minha. Tranquilize-se, pois ainda não a julgo maluca, porém apenas com os nervos abalados e hipersensíveis; e quando você passa por essas crises, acaba fazendo seus familiares sofrerem. Oh! Quanto gostaria de ensinar-lhe o segredo da felicidade como o Senhor o ensinou a mim! Você diz que não tenho preocupações nem sofrimamentos; e na verdade sou muito feliz, como nunca o fui assim. Oxalá, porém, você soubesse como podemos ser completamente felizes, mesmo estando no meio das contrariedades! Precisamos manter o olhar sempre fixo no Senhor. No começo, quando sentimos que tudo se amotina em nosso interior, precisamos esforçar-nos; mas, com a prática da paciência e com a ajuda de Deus, acabamos superando tudo.
Você precisa construir dentro de sua alma uma pequena cela. E pense que o Senhor está ali dentro; e de vez em quando entrará nela. Quando estiver nervosa ou a melancolia invadir a sua alma, recolha-se rapidamente neste refúgio e desabafe tudo com o Divino Mestre. Ah! Se você o conhecesse ao menos um pouco, a oração não a enfastiaria mais. Na realidade , é um descanso, um repouso. É aproximar-se com toda a simplicidade daquele que se ama. É permanecer junto a ele como um filhinho nos braços de sua mãe, num abandono do coração… Em outros tempos, como você gostava de sentar-se ao meu lado e desafogar-me suas confidências! É exatamente assim que devemos procurá-lo. Se você soubesse como ele é compreensivo, não sofreria mais. Este é o segredo da vida do Carmelo. A vida do Carmelo é uma comunhão com Deus desde a manhã até a noite e da noite até a manhã. Como tudo seria vazio, se ele não enchesse as nossas celas e os nossos claustros! Mas nós o vemos em todas as coisas porque o carregamos dentro de nós, e nossa vida se transforma num céu antecipado.
Peço ao bom Deus que lhe ensine todos estes segredos e tenha-a sempre aqui dentro da minha humilde cela; faça você o mesmo comigo na sua, que desta maneira jamais nos separamos.
Minha querida Francisca, quero-lhe muito bem, desejo que você seja muito boa e que permaneça na paz dos filhos de Deus.
Sua Elisabete da Trindade.
A benção que me entusiasmou muito. Agradeça a Maria Luísa por mim. Rezei muito pelo processo.