domingo, 28 de abril de 2013

O Juízo (Conclusão) - Sacerdote

Nota do blogue: Acompanhe esse especial AQUI.

(Jesus Cristo falando ao coração do Sacerdote, ou meditações eclesiásticas para todos os dias do mês, escritas em italiano pelo Missionário e doutor Bartholomeu do Monte traduzidas pelo Pe. Francisco José Duarte de Macedo, ano de 1910)


            I. — Filho, está certo que quanto mais terrível e severo for o Meu Juízo para com os pecadores, tanto mais amável e suave será para com os Meus eleitos.
            Se Me tiveres amado, se tiveres trabalhado santamente por Mim, ditoso de ti naquele dia: será para ti dia de dulcíssima segurança! Levanta desde já tranquilo a fronte; porque aquele será o dia da tua salvação.
            Arrebatado ao ar, no meio dos coros dos Anjos, aparecerás em Minha presença [1]; e, separado dos pecadores, esperarás cheio de alegria e confiança o julgamento de um justo Juiz, que, amado, obedecido e imitado por ti, te será totalmente favorável e empenhado em te exaltar.
            Oh! quanto bendirás então o teres fugido do mundo, e teres sido contrário a suas perversas máximas e fatais lisonjas!
         II. — Ânimo pois, filho, ânimo; procura se luminar esplendido pela doutrina santa e pelo bom exemplo, aceso pela caridade e pelo zelo, e luzirás como as estrelas e até como o sol. Eu mesmo publicarei os louvores, devidos a teus trabalhos, humil­dade, zelo e caridade [2].
            Se te não tiveres envergonhado de Mim, também Eu Me não envergonharei de ti; e se, desprezando os vãos temores dos homens, Me confessares diante deles, também Eu te confessarei por Meu diante de Meu divino Pai.
            A mesma confusão dos ímpios, e a vingança que sobre eles cairá, serão para ti ocasião de júbilo.
            Que inefável prazer! que imensa alegria gozarás em Mim, que sou teu Jesus, vendo-Me reinar plena e absolutamente, vencidos todos os Meus inimigos, e forçados a estarem debaixo dos Meus pés, gloriosamente conculcados pela Minha justiça!

          III. — Trabalha pois, filho, e peleja como bom soldado; que te espera naquele dia uma nobre e imarcescível cora de glória, por haveres apascentado o Meu rebanho, não por vil interesse, mas por Meu amor[3], Cultiva com zelo a Minha vinha, e serás dos primeiros a colher o fruto... Se assim o fizeres, e se deixares tudo por seguir-Me e cumprir tua santa profissão, tenho-te preparado um rico sólio, sobre o qual te sentarás, como juiz, para julgar comigo os homens, e até os mesmos Anjos! [4]
            Tanta segurança, tão grande exaltação e triunfo, que glória te não prometem no Céu? Esta esperança, não incerta, mas firme, não merecerá que padeças um pouco comigo pela tua salvação e pela dos outros, neste mundo, para gozar depois comigo de tanta glória no outro?

          Fruto. — Ama e pratica todos os dias obras de Misericórdia, das quais, com especialidade, te pedirá conta Jesus Cristo no dia do Juízo [5]. Terás assim mais favorável o Juiz, tendo Ele mesmo declarado expressamente que as há de premiar como feitas a Ele mesmo.
            Mais rigorosas contas darás destas obras, se, sendo beneficiado, estás mais obrigado a elas.
           O Beato Gregório Barbarigo, que despendeu em esmolas oitocentos mil ducados, sendo elogiado por esta grande liberalidade, dizia sorrindo: Que belo elogio este! Louvar um beneficiado por não ser ladrão! Ora, se é tão meritório o preservar, por meio da esmola, um pobrezinho daquela morte, que, cedo ou tarde, há de sofrer, quanto mais meritório será livrar da morte eterna uma alma, e segurar-lhe uma vida que nunca terá fim?

Notas
__________________________

[1] ... Rapiemur in nubibus coram Christo in aere, et sic semper cum Domino erimus. Itaque consolamini invicem in verbis istis. (l.ª Thessal., IV, 16-17.) 
[2] ... Tunc laus erit unicuique a Deo. (l.ª Corinth., IV, 5.) 
[3] Pascite qui in vobis est gregem Dei, providentes non coacte, sed spontanee, secundum Deum: neque turpis lucri gratia, sed voluntarie... Et cum apparuerit princeps pastorum, percipietis immarcescibilem gloriae coronam. (l.a Petrus, V, 2-4.) 
[4] In regeneratione, cum sederit Filius Hominis in sede majestatis suae, sedebitis et vos judicantes duodecim tribus Israel. (Math., XIX, 28)
[5] Beati misericordes, quoniam ipsi misericordiam consequentur. (Math., V, 7.) Judicium sine misericordia ei qui non fecit miselicordiam... (Jacob, II, 12.)