domingo, 2 de outubro de 2011

Os Santos Anjos da Guarda

Os Santos Anjos da Guarda


A festa dos Anjos da Guarda, separou-se da de São Miguel, com a qual andou durante muito tempo confundida. Celebrava-se já no século XVI na Espanha e foi estendida à Igreja universal por Clemente X em 1670, e pelo mesmo Pontífice fixada no primeiro dia livre depois da festa de São Miguel, quer dizer, no dia 2 de Outubro. Vivendo já na posse da glória, os Anjos têm por missão primária adorar a Dividade (Intr., Ofert.).

E por isso a São Igreja nos faz pedir a Deus, no Prefácio, a graça de juntarmos com as deles as nossas vozes para O louvar. Mas os Anjos, como do nome se depreende, são mensageiros de Deus incumbido de velar por nós (Ep., Grad.) e de executar os mandamentos do Senhor (Ofert.). Por este motivo se chamaram Anjos da Guarda. Tem-se geralmente como certo que todas as comunidades cristãs, países, famílias, dioceses, igrejas e apremiações religiosas possuem o seu anjo da guarda particular. É doutrina certa que todo o batizado tem o seu. A Santa Igreja aplica a cada um de nós o que do seu povo disse Deus no Antigo Testamento: "Enviarei o meu Anjo, que vá diante de ti e te guarde e introduza na terra que te preparei" (Ep.).

O nosso Anjo da Guarda tem por ofício proteger-nos e defender-nos, a fim de que, debaixo da sua proteção e ao abrigo das ciladas do inimigo, possamos alcançar a terra prometida da vida eterna (Or., Secr., depois da Com.).

Este companheiro fiel merece da nossa parte aquela veneração e sentido reconhecimento que se devem tributar a um Santo que goza já da visão beatífica do Céu (Ev.). Para nos encorajar nesta prática, instituiu a Santa Igreja esta festa dos Santos Anjos da Guarda.

(Missal Quotidiano e Vesperal por Dom Gaspar Lefebvre, edição de 1952)

______________

Anjos do Senhor, bendizei todos ao Senhor,
vós que sois poderosos para executar as Suas ordens
e atender à palavra dos Seus mandamentos.
Bendiga a minha alma ao Senhor e tudo o que há
dentro em mim bendiga o Seu santo nome.
Glória ao Pai.