quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ato de resignação à Vontade de Deus (de Santa Gertrudes)

Ato de resignação à Vontade de Deus 
(de Santa Gertrudes) 


Pai onipotente e santíssimo, ainda que eu não seja mais que uma pobre e vil criatura, dignai-Vos permitir-me de renunciar nas Vossas mãos a minha própria vontade. 

Eu me ofereço e sacrifico inteiramente à Vossa divina Vontade. Desejo que esta amabilíssima Vontade se cumpra sempre em mim, tanto no corpo como na alma, no tempo e na eternidade. 

Unindo-me àquela divina resignação com que Jesus se entregou no Horto das Oliveiras à Vossa santíssima Vontade, apropriando-me Sua intenção, Sua palavra e Seu Coração, digo-Vos e torno a dizer-Vos mil vezes: “Ó meu Pai, Vossa Vontade e não a minha se cumpra, no tempo e na eternidade!” 

Ó Bom Jesus, eu me ofereço a Vós, e me entrego nas Vossas mãos, com a disposição de bem receber as aflições e adversidades que me ameaçam. Recebê-las-ei de bom grado e as suportarei com toda a paciência de que eu for capaz, unindo-me ao amor com que recebestes as penas, as injúrias e as calúnias que Vosso Pai permitiu. 

Dignai-Vos conceder-me a paciência e as forças necessárias para suportar com ânimo estas tribulações que vão cair sobre mim, e fazei que sirvam para Vossa glória, para minha salvação e a de todos os pecadores e para alívio das almas do Purgatório. Amém.

(Oração retirada do livro "Adoremus: Manual de Orações e Exercícios Piedosos", de Dom Eduardo Herberhold, OFM, 1926, 15ª edição)