terça-feira, 13 de julho de 2010

"Quanto vale a mãe piedosa..."

"Quanto vale a mãe piedosa..."


Uma criança que tenha recebido instrução religiosa numa família verdadeiramente cristã sabe muitas coisas que uma outra, sem esses meios, terá de aprender com muito esforço. Conhece o sinal da cruz e sabe que existe uma vida eterna.

A mãe pôs na sua alma o temor de Deus, Criador do céu e da terra, como o mais precioso tesouro. Antes de ir à escola conhece tudo o que diz respeito ao Paraíso, à serpente, a Caim e Abel; sabe do nascimento de Cristo em Belém, da multiplicação dos pães, dos muitos milagres do Senhor e do Seu amor pelas crianças que O levou a dizer: "deixai que as crianças venham a mim e não lho proibais"; e sabe também dos Seus sofrimentos e Morte e Ascenção aos céus.

O filho de uma mãe cristã conhece perfeitamente os fundamentos da nossa fé e o teólogo mais sábio não lhe poderia ensinar coisas novas. Uma vida que está edificada sobre rocha firme: as tormentas e as chuvas não poderão destruí-la... Esse caminho da entrega total do coração a Deus é a mãe que no-lo ensina.

As mães ricas podem deixar aos filhos uma rica herança de bens materiais mas nunca um bem é mais valioso que a fé. Se qualquer mãe humilde não puder deixar a seu filho outro tesouro além da fé, deixou-lhe, sem dúvida, uma boa herança. Talvez o filho não o reconheça, de início, mas, no último momento, compreenderá quanto vale a mãe piedosa.

A experiência dos diretores de almas e dos professores conclui que a alma das crianças está mais aberta ao sobrenatural que a alma dos adultos. Compreende-se assim o grande cuidado do Senhor pelas almas das crianças.

(A mãe, pelo Cardeal Mindszenty)

PS: Grifos meus.