sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dicas de como lavar bem as roupas

Dicas de como lavar bem as roupas



Pré-lavagem

Pré-lavagem é operação indispensável, e vai facilitar a lavagem final.

Você já fez os consertinhos necessários e separou suas roupas por cor ou tipo de tecido. Observe se tem alguma mancha mais difícil de ser retirada e separe para resolver esse problema.
Existem roupas que não devem ser lavadas na máquina, pois esticam o tecido ou ficam cheias de bolinhas.

• Nunca misture toalhas de banho com outros tecidos. Elas são felpudas, e soltam muitos pelos, que aderem nas outras roupas. Imagine o trabalho para tirá-los!

• Roupas muito delicadas devem ser lavadas a mão. Você pode só centrifugá-las na máquina, pois sairão com menos água e secarão mais rápido, inclusive na sombra, o que protege a cor do tecido.

Para usar só a função de centrifugar, siga as orientações de sua máquina. É muito fácil e vale à pena.
Vamos continuar a explicar como você deve lavar suas roupas com carinho.

O que pode ser lavado à máquina

Na máquina, você pode lavar roupas de cama, mesa, banho, jeans, camisetas de algodão, roupas infantis de uso diário, camisas masculinas, etc.

O que deve ser lavado à mão

Na mão, as mais delicadas e encardidas.
Uma roupa encardida deve ser esfregada à mão, antes de ser colocada na máquina, pois assim você facilita o trabalho da lavadora, que não consegue lavar tão bem como uma pessoa.

Deixando roupas de molho

Vamos preparar a água para deixar de molho suas peças brancas.

Coloque o sabão em pó, em um balde ou bacia, preencha com água e misture bem. Coloque suas peças brancas e adicione o caldo de meio limão. Afunde as peças até absorverem bem a mistura e deixe de molho, por um bom período ou até o dia seguinte. Todas as vezes que passar perto deste balde mexa as peças para cima e para baixo.

Este procedimento vai fazer com que o sabão passe pelas fibras do tecido, limpando-o.

Roupas de cores claras podem passar pelo mesmo processo, apenas deixe de molho apenas alguns minutos, esfregue as partes mais sujas. Nos tecidos mais finos, use as mãos e nos mais grossos, como jeans, por exemplo, esfregue com uma escova própria para lavar estes tecidos.

Se for necessário, leve as roupas para terminar de lavar na máquina. Senão, enxágüe várias vezes até ficarem totalmente livres do sabão. Coloque um pouco de amaciante, no último enxágüe, torça delicadamente se forem muito finas ou centrifugue na máquina e estenda.

Roupas brancas

1. Devem ficar de molho em uma solução de água limpa e uma colher de sopa de amoníaco ou suco de limão.

2. As roupas brancas de algodão, que estiverem muito encardidas, devem ser fervidas em balde de alumínio contendo uma solução de água limpa e uma colher de sopa de terebintina, amoníaco ou suco de limão. Elas ficarão muito mais brancas.

3. Sabão demais não é garantia de uma lavagem melhor. Muito pelo contrário. Depois, dá mais trabalho para enxaguar a peça. Use a quantidade necessária. Para a máquina de lavar, o fabricante indica a medida certa.

Roupas de Cor

1. Nunca deixe de molho as roupas de cores fortes.

2. Roupas que desbotam muito devem ser lavadas em água salgada e sempre separadas das outras, para não manchá-las. Faça um teste de lavagem em um pedaço escondido da peça.

3. Roupas de cor devem ser lavadas rapidamente.

4. No último enxágüe, acrescente um pouco de vinagre branco, além do sal.

5. Esprema a roupa para sair o excesso de água ou centrifugue na máquina de lavar, ela sozinha.

6. Coloque a peça de roupa, entre duas toalhas e pressione para sair quase toda a água, se você não quiser centrifugar na máquina.

7. Vire a peça do lado do avesso, sacuda para ficar bem desamassada e seque na sombra. Assim, o sol não danifica a peça nem desbota as cores dela. Estenda de preferência a peça dobrada, para não esticar ou deformar o tecido.

8. Passe a peça ainda úmida. Pois facilita muito a tarefa de passar. Se ela fica muito seca, você vai precisar esborrifar água no tecido para passar melhor.

Retirando manchas do dia-a-dia

É muito bom ter um manual com dicas de como retirar aquelas manchas que aparecem sem querer em nossas roupas. Algumas dicas são essenciais para conservar nossas roupas em bom estado por mais tempo.

Alguns locais ficam mais marcados pelo uso como manchas adquiridas por desodorantes ou mesmo suor, manchas de molho de tomate, esferográficas...

As roupas podem ser recuperadas com alguns truques. Geralmente os mais usados são álcool, gelo, talco, limão, bicarbonato, etc.

Não é por que uma mancha apareceu em sua roupa que você a perdeu. Com as dicas que preparamos você vai conservar suas roupas por mais tempo, até mesmo aquelas encardidas das crianças, a camisa manchada de café do seu marido ou a sua toalha de mesa que manchou com molho de tomate da macarronada do domingo.

Não se desfaça da peça antes de tentar recuperá-la.

Como tirar chiclete da roupa
Esfregue uma pedra de gelo do lado do avesso, no mesmo lugar onde o chiclete estiver grudado. Pode pôr a peça dentro do congelador. Passe clara de ovo antes de lavar. Deixe secar um pouco.

Como lavar colarinho e punho
Para conservar punhos e colarinhos sempre claros, esfregue um pouco de sabão líquido para dissolver as marcas antes de lavar. Misture 1 colher (sopa) de amoníaco para 1 copo de água morna, jogue no colarinho ou gola e deixe por 1 hora. Ponha de molho em um balde limpo e cheio de água morna, contendo 2 colheres de sabão em pó bem batido (espumando). Mergulhe as peças, pondo e tirando do balde várias vezes para que a espuma penetre nas fibras do tecido. Lave normalmente segundo o tipo de peça e tecido.

Atenção: Em dia de calor, coloque por dentro do colarinho e dos punhos um pouco de talco para que o suor não grude.

Como tirar mancha de suor
Elimine manchas de suor das roupas laváveis: Deixe a parte afetada (debaixo dos braços) por 1 hora de molho numa mistura em partes iguais de álcool e amoníaco. Dissolva 1 colher de sopa de sabão em pó em uma balde cheio de água morna. Mergulhe a peça nessa mistura e deixe por mais 1 hora. Lave normalmente.

Como eliminar odor de transpiração
Em roupas sintéticas saem se, depois de lavadas, deixarmos ½ hora de molho em água com bicarbonato de sódio. Antes de passar esta roupa a ferro, proteja a parte que estava manchada com um pano, para não amarelar.

Como tirar manchas de terra
Deixe a mancha de terra secar completamente. Passe uma escova de cerdas firmes, até que a terra se despregue. Se restar algum vestígio da mancha, esfregue uma batata crua cortada ao meio, até que ela desapareça completamente. Se ainda assim a mancha persistir, passe um pouco de álcool metílico.

Como tirar mancha de batom nos guardanapos
Esfregue um pouco de álcool comum sobre o tecido. Lave normalmente.

Como tirar manchas de esferográfica
Passe um cotonete embebido em álcool.

Como tirar manchas de molho
Aplique no local 1 colher de sopa de detergente dissolvida em 3 colheres de sopa de água morna.

Como tirar manchas de gordura
A maior parte da mancha sairá com um pouco de talco ou farinha.

Como tirar manchas em peças de roupa de mesa
São eliminadas se agirmos com rapidez.

Molhe o local com água e cubra com maisena ou talco; deixe de um dia para o outro até o pó secar.
Passe uma escova com cerda macia para não danificar o tecido e em seguida lave com água e sabão neutro. Enxágüe bem.

Coloque imediatamente farinha de mandioca ou polvilho em cima da do tecido manchado e lave o mais rápido possível. Leite também dá bom resultado. Umedeça imediatamente. Se a mancha for de vinho tinto, colocar vinho branco por cima, por ter a mesma composição, faz com que a cor do vinho tinto saia. Em seguida siga os procedimentos da pré-lavagem.

Como tirar manchas de café ou chá
Lave imediatamente com água fervente ou passe um cubinho de gelo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...