quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

11 de Fevereiro - Aparição de Nossa Senhora, em Lourdes

11 de Fevereiro
Aparição de Nossa Senhora, em Lourdes



Mostra-me o teu rosto
e que a tua voz ressoe aos meus ouvidos.
Porque a tua voz é suave
e a tua face é formosa.
Aleluia.

Desde o dia 11 de Fevereiro a 16 de Julho de 1858 a Virgem SS. apareceu 18 vezes a Bernardette Soubirous, pequena pastora de 14 anos de idade, na gruta de Massabielle, em Lourdes. No dia 25 de Março, a Senhora disse à vidente: "Eu sou a Imaculada Conceição". A festa de hoje recorda-nos pois o triunfo de Maria sobre a serpente (Tracto), triunfo que está no primeiro plano da liturgia Septuagesimal.

Semelhante à mulher que São João viu revestida de sol, com a lua aos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, a Senhora de Lourdes trazia um véu e um manto mais branco que a neve cingindo por um cinto azul, e uma rosa de ouro nos pés.

Exortou à penitência os pobres homens extraviados que não foram, como Ela, preservados do pecado. Foi no dia da Anunciação que declarou o seu nome para significar com isto que em vista à Incarnação lhe concedeu o Senhor o privilégio de ser ilibada do pecado original (Tracto).

Tendo presente que é Maria "a arca da nova aliança" (Ep.) recorramos confiadamente Àquela que, "cheia de graça" (Of.), veio visitar e cumulá-la de graças (Com.).

(Informações retiradas do Missal Quotidiano e Vesperal - Dom Gaspar Lefebvre - 1952)