quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

10 de fevereiro - Santa Escolástica, Virgem.

10 de fevereiro
Santa Escolástica, Virgem


Já apareceram as flores na nossa terra;
 as podas chegaram e a voz da rola já se ouve pelos campos.
Levanta-te, ó minha amiga,
minha pomba que andas nas fendas dos rochedos
e nas cavernas escarpadas.

Santa Escolástica, irmã de São Bento, nasceu em Núrsia, na Itália, à volta de 480. É fato único na Igreja o irmão e a irmã fundarem os dois ramos duma Ordem ainda plena de vitalidade depois de 14 séculos de existência.

Formada na escola de São Bento, viu no irmão o representante de Jesus e, seguindo os ensinamentos do Grande Patriarca, passou a vida toda, "procurando a Deus", de modo que bem se pode dizer dela que "amou o bem e odiou a iniquidade" (Intr.). São Gregório refere dois milagres que mostram bem a grande pureza da sua alma e a sua profunda união com Deus.

Como Bento, fiel observador da disciplina monástica, se recusasse prolongar o entretendimento espiritual que todos os anos lhe concedia numa dependência da Abadia, Escolástica, apoiando nas mãos a cabeça, pôs-se a chorar, e foi tão grande a tempestade que se seguiu às lágrimas da Santa, que o irmão não pôde sair donde estava. Compreendeu então Bento que Deus abençoava o amor fraterno que sempre os uniu e passou aquela noite, a falar com ela das coisas do Céu.

Três dias depois, estando Bento em oração, viu a alma da irmã subir ao Céu em forma de pomba. O corpo de Santa Escolástica foi colocado no sepulcro que São Bento prepara para si mesmo, e ao qual desceu também algumas semanas depois. "Desta maneira, dis São Gregório, o mesmo túmulo reuniu os corpos daqueles cujas almas neste mundo sempre andaram unidas". Morreu em 547.

(Informações retiradas do Missal Quotidiano e Vesperal - Dom Gsspar Lefebvre)