segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sara e Tobias - Modelo de noivos



Assim como é de uma importância capital que a noiva se convença de que seu futuro esposo está compenetrado do sentimento de sua responsabilidade, assim também é importante que o noivo esteja convencido de que sua futura esposa, também ela, possui a simplicidade e o espírito interior necessário.

No Antigo Testamento encontramos um modelo de noivos: "Tobias e Sara". Não se pode ler sem emoção o que o jovem Tobias diz a Sara: "Levanta-te, Sara, e oremos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã ... Porque nós somos filhos de santos e não nos podemos unir como os pagãos que não conhecem a Deus" (Tob 8,4-5)

Como é comovente a lição que Sara recebe de seu pai! Após a celebração do casamento, os jovens esposos despedem-se dos pais de Sara, para voltarem à casa do velho Tobias.

"Que o santo anjo do Senhor, diz-lhe o pai de Sara, esteja em vosso caminho, e vos conduza até vosso lar sãos e salvos; que tudo seja próspero em casa de vossos pais e possam os meus olhos ver vossos filhos, antes que eu morra. Então os pais abraçaram sua filha, e deixaram-na ir, após ter-lhe recomendado respeitar seus sogros, amar seu marido, bem dirigir sua família, governar sua casa, e de conservar ela própria sem mancha" (Tob 10,11-13)

Poder-se-ia melhor resumir os deveres de uma boa esposa como fez o pai da esposa do jovem Tobias?
Noivos, vêde se possuís este estado de espírito, esta modéstia, este gosto pelo vosso lar.

(Casamento e família - Dom Tihamer Toth)
PS: Grifos meus