quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Santo Calvário nos cobra posições


" Ora, enfim, a morte e a paixão de Nosso Senhor é o motivo mais doce e mais violento que possa animar os nossos corações nesta vida mortal... Nosso Senhor feito em postas e dilacerado sobre o monte Calvário; e os filhos da cruz glorificam- No no seu admirável enigma que o mundo não entende: da morte que devora tudo saiu a comida da nossa consolação; e da morte mais forte que tudo saiu a doçura do mel do nosso amor. Ó Jesus meu Salvador! como a vossa morte é amável, já que é o soberano efeito do vosso amor!

Viva Jesus cuja morte mostrou quanto o amor é forte!

Calvário é o monte dos amantes. Todo amor que não tira sua origem da paixão do Salvador é frívolo e perigoso. Infeliz é a morte sem o Salvador: infeliz é o amor sem a morte do Salvador.
O amor e a morte estão tão misturados na paixão do Salvador, que se não pode ter no coração um sem o outro. No Calvário, não se pode ter a vida sem o amor, nem o amor sem a morte do Redentor. Mas fora de lá tudo é ou morte eterna ou amor eterno; e toda a sabedoria cristã consiste em escolher bem, a ordem do grande Deus não deixa aí meio termo.

(Tratado do amor de Deus - Capítulo XIII, pág 658 - São Francisco de Sales)