quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Hematidrose e a Paixão de Nosso Senhor


"Pai, se queres, afaste de mim este cálice, todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua'. E então apareceu um anjo do céu e lhe deu forças. E, entrando em agonia, ele orou mais intensamente: e seu suor transformou-se em gotas de sangue que caíram ao chão"
(Lucas 22, 42-44)

O texto grego diz com mais exatidão:

“Egéneto ho hidrós autou hosei thromboi haímatos katabaínontes epi en gen”. (Lc 22,44)
thromboi = coágulos.

O que é Hematidrose?

Hematidrose = Vasodilatação intensa dos capilares, que se rompem em contato com a base de milhões de glândulas sudoríparas. O sangue se mistura com o suor. Mas, uma vez em contato com o ar, o sangue se coagula. Os coágulos assim formados sobre a pele caem em terra, levados pelo abundante suor.

Causa: fenômeno raro, uma grande debilidade física, acompanhado de um abalo moral.

Conseqüências: Considerável diminuição da resistência vital após essa hemorragia. Estado anormal em que fica a pele, ficando mais sensível, dolorida e, portanto, menos apta a suportar as violências e os golpes que podem atingi-la.
(A Paixão de Cristo segundo o cirúrgião - dr. Pierre Barbet)

É extremamente importante perceber que o impacto total da agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras não é geralmente reconhecido entre os cristãos. Seu significado reside não apenas no fato de que Jesus passou por violento sofrimento físico durante o Caminho da Cruz, mas que Ele também foi vítima de extrema augústia mental, que drenou e debilitou sua força física, até o ponto de total exaustão.

Para reconstituir o mecanismo e a causa da morte de Jesus e assim obter uma compreensão mais precisa dos efeitos de cada fase da jornada do Getsêmani ao Calvário, o patologista forense deve examinar e reconstituir de forma crítica a Paixão (os efeitos da hematidrose, o flagelo, a coroa de espinhos, a estrada para o Calvário, a fixação e suspensão na cruz. Durante a primeira jornada, ocorrida no Jardim do Getsêmani, a hematidrose ilustra a gravidade do sofrimento mental de Jesus, um aspecto que não é reconhecido quando sua dor é contemplada.

Os efeitos da hematidrose é de profunda ansiedade e a ela estão associada: fraqueza geral, depressão, pequena ou moderada desidratação e discreta hipovolemia(baixo volume sangüíneo e de fluído) devidos ao suor e perda de sangue- tudo isso deve ter enfraquecido Jesus antes de sua crucificação.

(Crucificação de Jesus - dr. Frederick T. Zugige -pág.29)